sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Exercícios - conjunção

1. Relacione as orações coordenadas
coordenadas por meio de conjunções:
a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, mas não eram o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação
3. (FUVEST – SP) – “Não quero ir à faculdade, logo procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma ideia de:
a) concessão b) oposição c) condição d) lugar e) assindética
4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Complete a sequência usando as conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque b) portanto
c) porém d) mas também
e) entretanto
6. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.
Os dias já eram quentes. A água do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas.

1. Relacione as orações coordenadas
coordenadas por meio de conjunções:
a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, mas não eram o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação
3. (FUVEST – SP) – “Não quero ir à faculdade, logo procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma ideia de:
a) concessão b) oposição c) condição d) lugar e) assindética
4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Complete a sequência usando as conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque b) portanto
c) porém d) mas também
e) entretanto
6. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas:  Os dias já eram quentes. A água do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas.
1. Relacione as orações coordenadas
coordenadas por meio de conjunções:
a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, mas não eram o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação
3. (FUVEST – SP) – “Não quero ir à faculdade, logo procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma ideia de:
a) concessão b) oposição c) condição d) lugar e) assindética
4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Complete a sequência usando as conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque b) portanto
c) porém d) mas também
e) entretanto
6. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.
Os dias já eram quentes. A água do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas.

1. Relacione as orações coordenadas
coordenadas por meio de conjunções:
a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
2. (PUC-SP) – Em: “... ouviam-se amplos bocejos, mas não eram o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa b) explicação c) conclusão d) proporção e) comparação
3. (FUVEST – SP) – “Não quero ir à faculdade, logo procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma ideia de:
a) concessão b) oposição c) condição d) lugar e) assindética
4. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Complete a sequência usando as conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque b) portanto
c) porém d) mas também
e) entretanto
6. Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.:   Os dias já eram quentes. A água do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas.

Nenhum comentário: