sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PALAVRA-CHAVE, IDEIA-CHAVE E

PALAVRA-CHAVE, IDEIA-CHAVE E
TÓPICO FRASAL

Ninguém chega à escrita sem antes ter passado pela leitura. Mas leitura aqui não
significa somente a capacidade de juntar letras, palavras, frases. Ler é muito mais
que isso. É compreender a forma como está tecido o texto. Ultrapassar sua
superfície e aferir da leitura seu sentido maior, que muitas vezes passa despercebido
a uma grande maioria de leitores. Só uma relação mais estreita do leitor com o texto
lhe dará esse sentido. Ler bem exige tanta habilidade quanto escrever bem. Leitura e
escrita complementam-se. Lendo textos bem estruturados, podemos apreender os
procedimentos lingüísticos necessários a uma boa redação.
Numa primeira leitura, temos sempre uma noção muito vaga do que o autor quis
dizer. Uma leitura bem feita é aquela capaz de depreender de um texto ou de um
livro a informação essencial. Tudo deve ajustar-se a elas de forma precisa. A tarefa
do leitor é detectá-las, a fim de realizar uma leitura capaz de dar conta da totalidade
do texto.
Por adquirir tal importância na arquitetura textual, as palavras-chave
normalmente aparecem ao longo de todo o texto das mais variadas formas:
repetidas, modificadas, retomadas por sinônimos. Elas pavimentam o caminho da
leitura, levando-nos a compreender melhor o texto. Além disso, fornecer a pista
para uma leitura reconstrutiva porque nos levam à essência da informação.
Após encontrar as palavras-chave de um texto, devemos tentar reescrevê-lo,
tomando-as como base. Elas constituem seu esqueleto.

Nenhum comentário: