sábado, 14 de janeiro de 2012

Perscrutando o texto-A Dona Ângela-Gregório de Matos

A Dona Ângela
Gregório de Matos
Anjo no nome, Angélica na cara.
Isso é ser flor e anjo juntamente.
Ser Angélica flor e anjo florente,
Em quem senão em vós se uniformara?
Quem vira uma tal flor, que não a cortara,
Do verde pé, da rama, florescente;
E quem um Anjo vira tão luzente
Que por seu Deus o não idolatrara?
Se pois como Anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu custódio, e a minha guarda,
Livrara eu de diabólicos azares.
Mas vejo que por bela e por galharda,
Posto que os anjos nunca dão pesares,
Sois anjo que me tenta e não me guarda.
Perscrutando o texto
01. sobre o poema em questão, assinale a
afirmativa incorreta.
a) Predominam, no poema, os versosdecassílabos.
b) Entre cara e uniformara ocorre rimarica.
c) O demonstrativo usado no segundoverso faz referência ao que o poeta vaiexpor depois.
d) No terceiro verso, pode-se trocar
florente por florescente sem prejuízosemântico.
e) Na primeira estrofe, pode-se notarmetáfora e antítese.
02. Do texto em questão é incoerentededuzir:
a) Na mesma mulher, havia traços de anjo e de flor.
b) Comparando a mulher a anjo e a flor, o poeta analisa-a em dois planos:espiritual e material.
c) O fato de ter aparência de flor incita o poeta a querer tocá-la.
d) A aparência de anjo é uma armadilha:ao invés de proteger o poeta, torna-se uma tentação.
e) Na condição de anjo, a mulher consegue livrar o poeta de grandes infortúnios.
03. Assinale a alternativa em que a justificativa de acentuação gráfica é incoerente.
a) Angélica: acentuada por ser palavra proparoxítona.
b) flor: sem acento gráfico por ser monossílabo tônico terminado em r.
c) vós: com acento gráfico por ser monossílabo tônico terminado em “os”.
d) custódio: com acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo.
e) fôreis: acentuada por ser palavra proparoxítona.
04. Sobre a construção “Sois anjo que me tenta e não me guarda”, escolha a alternativa incorreta.
a) Trata-se de um período composto, contendo três orações.
b) A partícula que tem valor de pronome relativo.
c) A oração “que me tenta” é subordinada adjetiva.
d) Os monossílabos que e não têm poder de atração sobre o pronome átono me.
e) O pronome me tem valor de complemento indireto.
05. Opte pelo item em que a análise fonética é incoerente.
a) anjo: contém dígrafo.
b) juntamente: contém dois dígrafos.
c) quem: contém dígrafo e ditongo decrescente nasal.
d) florescente: contém dois encontros consonantais e um dígrafo;
e) diabólicos: contém hiato.
06. Assinale a alternativa incorreta sobre os vocábulos seguintes.
a) pois: contém hiato.
b) florente: contém um encontro consonantal e um dígrafo.
c) custódio: significa, no poema, proteção.
d) fôreis: forma do verbo ser, segunda pessoa do plural do pretérito mais-queperfeito.
e) galharda: significa, no poema, elegante.
07. Observe a estrofe seguinte:
Mas vejo que por bela e por galharda,
Posto que os anjos nunca dão pesares,
Sois anjo que me tenta e não me guarda.
O complemento do verbo ver:
a) é a expressão “que por bela e por galharda”;
b) é a oração “que sois anjo”;
c) não existe: trata-se de verbo intransitivo.
d) é partícula que;
e) é o substantivo anjo.
08. Observe a estrofe seguinte:
Mas vejo que por bela e por galharda,
Posto que os anjos nunca dão pesares,
Sois anjo que me tenta e não me guarda.
O complemento do verbo ver:
A expressão “por bela e por galharda”
indica
a) tempo;
b) condição;
c) causa;
d) finalidade;
e) concessão.
09. Opte pela frase com erro de colocação pronominal.
a) Vendo uma flor tão bela, quem não a cortaria?
b) Vendo uma flor tão bela, quem a não cortaria?
c) Você é um anjo que me tenta e não me protege.
d) Vendo um anjo tão luzente, quem o não tomaria por Deus?
e) Um anjo tão luzente, eu adoraria-o para sempre

Nenhum comentário: