sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Planejamento - DISCIPLINA : Leitura e produção de texto


    SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
     COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
       DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
             ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL Dr. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO
  TELEFONE: 3532 4044
                  SÉRIE:  6ª A , B  e C                                            EF                     ANO :2011               TURNO: Vespertino
                                                                                    CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2
                    DISCIPLINA : Leitura  e produção de texto                                             PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo


OBJETIVOS

CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO


Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes linguagens, em especial a linguagem literária, sobretudo no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer/compreender.

Possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal, em especial os da literatura brasileira.

Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.


Gêneros textuais privilegiados:
Poesia de cordel
Contos populares                       
Fábula
Crônica
Texto publicitário (campanha de conscientização)                      
Textos Informativos 
 Letra de música                          
Outros gêneros apresentados:
Charges
 Anúncio publicitário                         Texto documental
Informativos jornalísticos                 Mapas com legenda
Cartão telefônico
 Tira humorísticas
Leitura e análise da linguagem:
Estrutura do cordel
Revisão da estrutura da narrativa
Reconhecimento e identificação da intencionalidade  e do público-alvo do texto publicitário
Identificação dos recursos linguísticos e textuais  utilizadas nos anúncios
Reconhecimento da chamada e do apelo emocional do texto publicitário
Produção de síntese
Identificação do suporte
Função do texto jornalístico
Análise das características e da linguagem utilizadas no texto jornalístico
Conceito de preâmbulo
Lide
Revisão do conceito de parágrafo
Conceito e produção de resumo
Impessoalidade em textos jornalísticos
Leitura e produção de infográficos
Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais


Com base nos preceitos que introduzem essas diretrizes, as aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT) defendem um trabalho com a diversidade de obras literárias, para que se possa ampliar as possibilidades de conhecimento do extenso repertório da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno.

Produzir compreensões de textos lidos;
Explorar possibilidades linguísticas e estéticas, recorrendo ao seu repertório de experiências, para produzir textos literários próprios, individual ou coletivamente;
 Participar de rodas de leitura de obras da literatura universal;
 Organizar saraus literários de textos produzidos por eles;
 Assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem;
Cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional;
 Desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
Local e do aprendizado como uma elaboração processual e continua

-valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo centrado na reflexão e no fazer.

- Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor.

-  Recursos áudio visual. (Data Show)aula em Power Point.

Dicionário,

Textos de livros extraclasse.
-comunicados escolares,

Caderno do aluno
Jornais

-Livro didático: Português

Caderno do aluno

Vídeos:
Patativa
Ariano Suassuna
Deu a louca na Chapeuzinho

Para se verificar o desempenho dos alunos nas aulas de LPT, devem ser considerados:
 o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;

A produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;

O processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.

Produção de texto publicitário com imagens (cartaz e vídeo )

Produção de elementos Básicos  do texto publicitário: Slogan logotipo e estratégias de convencimento
















     Além da avaliação contínua ,  os alunos serão avaliados também por meio de:
  • Prova bimestral 70%
  • Autoavaliação-10%
  • Nota  de atividade-20%

O critério usado será a síntese das  notas.

Nenhum comentário: