sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Planejamento


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL Dr. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO
TELEFONE: 3532 4044
                                                    SÉRIE:  7 A eB                                              EF                     ANO :2011               TURNO: Vespertino
                                                                                    CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2
                                                     DISCIPLINA :  Leitura  e produção de texto                                                    PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo


OBJETIVOS

CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO


Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes linguagens, em especial a linguagem literária, sobretudo no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer/compreender.

Possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal, em especial os da literatura brasileira.

Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.


Gêneros textuais privilegiados:
Histórias de mistério
Texto publicitário (campanha de conscientização)                      
Anúncio publicitário                         Textos Informativos 
Informativos jornalísticos                 Letra de música                          
Outros gêneros apresentados:
Charges
 Texto documental
Mapas com legenda
Cartão telefônico
Tira humorísticas
Fábula
Crônica

Leitura e análise da linguagem:
Estrutura do cordel
Revisão da estrutura da narrativa
Reconhecimento e identificação da intencionalidade  e do público-alvo do texto publicitário
Identificação dos recursos linguísticos e textuais  utilizadas nos anúncios
Reconhecimento da chamada e do apelo emocional do texto publicitário
Produção de síntese
Identificação do suporte
Função do texto jornalístico
Análise das características e da linguagem utilizadas no texto jornalístico
Conceito de preâmbulo
Lide
Revisão do conceito de parágrafo
Conceito e produção de resumo
Impessoalidade em textos jornalísticos
Leitura e produção de infográficos
Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais


Com base nos preceitos que introduzem essas diretrizes, as aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT) defendem um trabalho com a diversidade de obras literárias, para que se possa ampliar as possibilidades de conhecimento do extenso repertório da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno.
Produzir compreensões de textos lidos;
Explorar possibilidades linguísticas e estéticas, recorrendo ao seu repertório de experiências, para produzir textos literários próprios, individual ou coletivamente;
 Participar de rodas de leitura de obras da literatura universal;
 Organizar roda de leitura de textos produzido por eles;
 Assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem;
Cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional;
 Desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
Local e do aprendizado como uma elaboração processual e continua

-valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo centrado na reflexão e no fazer.

- Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor.

-  Recursos áudio visual. (Data Show)aula em Power Point.


Leitura em voz alta pelo aluno,

como uma forma de partilhar com o grupo a leitura de

obras extensas, um capítulo ou um trecho a cada dia, ou, ainda, de apresentar aos colegas, a partir da leitura de poema ou texto narrativo, suas escolhas pessoais; - Leitura em voz alta pelo professor, que possibilita ao aluno o acesso a texto
vezes difíceis, mas que, por sua qualidade estética, podem vir a encantá-lo; - Leitura em voz alta ou contação de histórias da tradição oral por convidados da fam
da comunidade, que podem possibilitar ao aluno o acesso a textos que, por sua qualidade estética, podem vir a encantá-lo; - Produção de texto oral ou escrito, individu
(produções literárias próprias a partir de exercícios/jogos de exploração nas linguagens artístico-literárias);

Vídeos:
Bossa nova

Dom Quixote de La Mancha

Grafismo nos quadrinhos

Deu a louca na Chapeuzinho

Textos de livros extraclasse.
-comunicados escolares,

Caderno do aluno
Jornais

Livro didático: Português

Caderno do aluno



Para se verificar o desempenho dos alunos nas aulas de LPT, devem ser considerados:

produção de textos em diferentes gêneros textuais

 o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;

A produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;

O processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.

Produção de texto publicitário com imagens (cartaz e vídeo )

Produção de elementos Básicos  do texto publicitário: Slogan logotipo e estratégias de convencimento


Adequação ao tema
Tomada de posição evidente
Uso de elementos articuladores
Conclusão que reforce o posicionamento tomado
Produção de elementos básicos do conto














     Além da avaliação contínua ,  os alunos serão avaliados também por meio de:
  • Prova bimestral 70%
  • Autoavaliação-10%
  • Nota  de atividade-20%

O critério usado será a síntese das  notas.


Nenhum comentário: