sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Projeto - Rádio recreio

Rádio recreio HP

             É tempo de educar para a boa convivência, para o respeito a vida, para cuidarmos melhor do mundo onde vivemos, para espalhar pela terra o amor e a paz.

CONSIDERAÇÕES:
                 Os projetos de Rádio em nossas escolas não devem ser encarados só como meios de produção de pesquisa, promoção de entretenimento e veiculação de informação, nem tampouco como ferramentas para a mera ocupação da hora do recreio, mas, sobretudo, como um fantástico instrumento de desenvolvimento da autonomia, da solidariedade e das diversas competências de nossos educandos, entre elas a capacidade de comunicação, de convivência com as diferenças, de interação, de cooperação e respeito mútuo.
JUSTIFICATIVA :

Um fato é inegável: cada dia mais, os meios comunicação se incorporam, indistintamente, ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Sendo o rádio um dos mais importantes meio de comunicação vimos neste projeto a possibilidade de melhoria da qualidade de comunicação e Disponibilização técnicas e experiências para melhoria dessa habilidade nos alunos o que atingiria diretamente demandas de ensino. Portanto, implementar a linguagem de rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação, bem como concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos.
Além disso, cria condições para que o participante tenha uma experiência problema antes de sua atuação social. OBJETIVOS:
1.    Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de uma escola realmente cidadãs;
2.    Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente
3.    Contribuir para que os alunos consigam comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.
4.    Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos a a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
5.    Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
6.    levar os alunos a usarem o rádio como um instrumento eficaz de aprendizagem;
7.    Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
8.    Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
9.    Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.
VANTAGENS:

“O preço do esforço é o bom resultado no futuro”

1.    O  aluno envolvido  poderá mostrar sua capacidade criativa e seus talentos,,
2.     trabalho em equipe ,
3.    Melhoria no espaço de convivência
4.    Aproximação e integração escola-aluno
5.    Ampliação das possibilidades de práticas interdisciplinares e
transdisciplinares
6.    Favorecimento do protagonismo juvenil
7.    Complementação  da aprendizagem  e  ampliação  da capacidade intelectual
dos participantes
8.    Aprimoramento  dos conhecimentos dos alunos quanto às características da linguagem de rádio.
Desenvolvimento  nos alunos da habilidades de pesquisa e investigação;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO:
ü  Elaboração ,  produção e apresentação um programa de rádio
ü  Produção de lauda de roteiro para programas
ü  Realização de pesquisas na Internet e biblioteca com discussões posteriores entre os alunos e professor: tecnologia na sala de aula, direitos autorais, linguagem, rádio
ü  Assessoria ao desenvolvimento do projeto em todas as etapas: pesquisa, estudo do tema e dos conteúdos e nas produções
ü  Debates com os alunos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação,
ü  Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico em pesquisas on-line sobre os assuntos relacionados aos temas em questão;
ü  Ensiná-los a buscar colaboradores para projetos
AVALIAÇÃO:
 A avaliação ocorrerá durante todo o processo  de execução do projeto
CRONOGRAMA
1ª aula  - Explicitar o projeto.
 aula  - Escolha dos membros atuantes na criação da rádio.
3ª aula - Definir formas de trabalhar para montar o planejamento

ESTRUTURA TÉCNICA

EQUIPAMENTOS:
1.    Mesa de som
2.    Microfone
3.    Computador
4.    Caixas de som
5.    Transmissor ou amplificador
6.     Mesa e cadeiras

ESPAÇO:

“Local onde tudo se cria, se produz e se divulga por isso indispensável”
• Estúdio (sala de informática)

LOGÍSTICA:

“Organização e ações articuladas para o bom andamento do projeto”

1.    Pauta(roteiro de desenvolvimento do projeto)
2.    Grade de Programação
3.    Reunião de Pauta
4.    Controle de Identificação
5.    Código de conduta ética
6.    Cultura de multiplicação
7.    Verificação periódica dos equipamentos

Nenhum comentário: