sábado, 14 de janeiro de 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Tema
O JOVEM, AO TÉRMINO DO ENSINO MÉDIO, DEVE SE CONCENTRAR MAIS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO OU NO VESTIBULAR? O QUE OS JOVENS DEVEM LEVAR EM CONTA NA HORA DA ESCOLHA? SATISFAÇÃO PESSOAL, SUCESSO FINANCEIRO, MERCADOS FUTUROS OU TUDO?

Texto para reflexão

O que observamos hoje em dia é que os jovens têm se dedicado mais ao vestibular do que à escolha profissional. A ideia por trás disso é que a escolha se resolverá "um dia" e que o conhecimento exigido pelo vestibular é grande, e por isso não se deve perder tempo. Infelizmente essa concepção explica em parte o grande índice de evasão nos cursos superiores que fica por volta de 30% a 40%, conforme o curso. O vestibular é consequência da escolha. Afinal, para que serve prestar vestibular se não se sabe o que se quer fazer, ou pelo menos que curso escolher?
A melhor escolha é aquela que consegue levar em consideração todos os aspectos envolvidos. Levar em consideração não significa fazer uma média, mas refletir sobre todos os aspectos para que a própria pessoa possa tomar partido. Na verdade, a questão pressupõe a discussão de valores e a resposta à questão "o que pretendo de e para minha vida" trará as balizas que serão referenciais para a decisão. Por isso, dizemos que pensar em profissão significa esboçar um projeto de vida.
BOCK, Sílvio. Disponível:  http://www.escolamobile.com.br/artigos/escolha.htm. Acesso: 27 out. 2008. (entrevista adaptada)

Escreva um artigo de opinião sobre o tema:
O JOVEM, AO TÉRMINO DO ENSINO MÉDIO, DEVE SE CONCENTRAR MAIS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO OU NO VESTIBULAR? O QUE OS JOVENS DEVEM LEVAR EM CONTA NA HORA DA ESCOLHA? SATISFAÇÃO PESSOAL, SUCESSO FINANCEIRO, MERCADOS FUTUROS OU TUDO?

Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto.

Observações:
1) Não se esqueça de dar um título à redação relacionado ao tema proposto.
2) Escreva seu texto na modalidade padrão (norma culta) da língua portuguesa.
3) Só serão corrigidas redações que tenham no mínimo 15 e no máximo 25 linhas escritas (incluindo o título).
4) Não serão corrigidas redações desenvolvidas em forma de poema (versos) ou narração.
5) Utilize livremente a página de rascunho deste caderno. O texto final deve ser escrito a tinta na folha de redação apropriada.
6) Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa.

Nenhum comentário: