sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

REDAÇÃO

REDAÇÃO
 
Argumentação
1.
2. A linguagem dissertativa: adequação, clareza, concisão, coesão.
3. Propostas.

1. Tipos de argumentação.
Tipos de argumentação.
Depois de definido o assunto, a partir do tema proposto,
segue-se a argumentação. É preciso recolher todas as informações
pertinentes ao seu posicionamento sobre o assunto. Mas, quais os
tipos de informações que você deve usar para ser persuasivo,
convincente em sua argumentação? Vamos estudar algumas
possibilidades agora.
Você pode iniciar o desenvolvimento de sua tese, fazendo uso
de sua cultura geral: use exemplos da história. É uma maneira de
você explicar a origem de determinado problema, ou comparar um
fato atual com outro já ocorrido. Veja um exemplo, a partir da tese
de que a
introdução d e tecnologia na produção geradesemprego.

Fatos históricos
A relação entre desemprego e tecnologia não é uma inovação
da economia contemporânea. Já durante a Revolução Industrial, no
final do século XVIII, os operários protestavam e quebravam
máquinas para tentar deter o desemprego e a redução de salários
que elas provocavam.

Vamos continuar com essa tese e ver outras possibilidades:

Dados estatísticos
Uma análise dos dados sobre desemprego nas últimas
duas décadas mostram uma rápida substituição do trabalho humano
por máquinas e equipamentos, cada vez mais presentes nas
fábricas. Os trabalhadores na indústria, nos anos 80, representavam
mais de 40% do total de trabalhadores; nos anos 90, este número
caiu para 30%, dados que evidenciam a diminuição da oferta de
empregos na indústria

A
formas: compare geograficamente, socialmente, identifique
características específicas, diferenças e semelhanças; observe as
diferenças culturais, sempre de acordo com sua tese.
comparação deve ser usada no texto das mais diferentes

Comparação
A situação do desemprego nas áreas industriais brasileiras
não é diferente daquela encontrada em outros centros industriais do
mundo, onde também são procuradas alternativas frente à elevação
do contingente de desempregados.
Uma forma muito interessante de argumentar é através
da refutação: questionar valores, buscar outros ângulos de uma
questão aparentemente “fechada”. Sair do lugar comum, claro, sem
discordar pelo absurdo, mas através de uma idéia que você consiga
sustentar.

Refutação
Podemos, entretanto, duvidar dessa afirmação: a
economia norte-americana, centro da revolução tecnológica dos
anos 90, registrou nesse período índices historicamente baixos de
desemprego, o que contradiz o binômio: tecnologia e desemprego.


2. A linguagem dissertativa: adequação, clareza, concisão, coesão.

Há outras possibilidades de argumentar: fazendo
constatações, realizando uma pequena narrativa que servirá como
exemplo. Por isso é importante que você leia e vá arquivando
informações que serão usadas no desenvolvimento de seu texto.
Você pode misturar essas formas e argumentação com o cuidado de
manter a chamada COESÃO textual – as idéias de um parágrafo
devem ser decorrência do parágrafo anterior ou preparação para os
argumentos que serão expostos.Entendeu? Não se esqueça de
treinar: use um mesmo tema e explore as diferentes formas que
aprendemos hoje.
Você deve observar sua linguagem: selecione seu vocabulário.
Não se trata de buscar palavras “difíceis”, mas ser claro ao
expressar suas idéias. Organizar as frases, buscar a clareza e a
coesão textuais (se der tempo, introduzir esses conceitos).
O
sobre rascunho).
rascunho é uma etapa essencial para um bom texto (falar
 

Proposta I - Dissertação
Todo texto dissertativo aborda um tema, ou seja, a
delimitação de um assunto. Após leitura atenta do editorial da
Folha de S. Paulo
e percepção das suas idéias principais, verifique qual é o seu tema e sobre ele escreva uma dissertação clara e coerente.

TEXTO
O fenômeno meteorológico batizado de “El Niño” começa a
assumir, no mundo todo, o papel antes reservado às pragas
bíblicas, responsáveis por todas as desgraças.
Sem negar os efeitos do fenômeno, parece um raciocínio
simplista e cômodo atribuir a ele todos os males, do inverno que foi
verão forte no Centro-Sul brasileiro às enchentes na Espanha,
passando pelas queimadas no Sudeste Asiático. Culpar um
fenômeno natural exime as autoridades e a sociedade de refletir
sobre os danos à natureza provocados pelo homem, cada vez mais
graves.
Típica do comodismo é a reação do governo brasileiro contra
relatório do Fundo Mundial para a Natureza que aponta o Brasil
como campeão mundial de desmatamento de florestas tropicais nos
últimos anos.
Para o porta-voz da Presidência, os dados do governo indicam
diminuição do desmatamento. O importante não é tanto se o
desmatamento aumentou ou diminuiu, mas o fato de que ocorra
sem que fique clara uma política de ocupação da Amazônia.
É preciso levar em conta que, segundo a ONU, o Brasil é o
terceiro país do mundo em área preservada de florestas de
fronteira, atrás apenas de Rússia e Canadá.
Se considerar que quase a metade das florestas mundiais já
virou pasto ou campo agrícola, fica evidenciada a importância
internacional de se preservar o que resta.
Mas o comodismo se estende também aos governos dos
países ricos (que, aliás, já promoveram uma devastação quase total
de suas florestas). O presidente dos EUA, Bill Clinton, por exemplo,
nega-se a aceitar um aumento nos preços dos combustíveis fósseis,
uma forma de tentar conter a emissão dos gases que geram o efeito
estufa, responsável pelo crescente aquecimento da Terra.
Tudo somado, entende-se o motivo da cômoda satanização do
“El Niño”: ela evita que cada um enfrente suas próprias
responsabilidades.
Folha de S. Paulo
1/2- 10/10/97


Proposta II - Dissertação argumentativa
Leia cuidadosamente os dois textos abaixo. Observe que eles
tratam do mesmo tema, mas apresentam argumentos contrários,
pois defendem teses opostas.
Com qual delas você concorda?
Redija uma dissertação argumentativa clara e coerente,
defendendo um dos pontos de vista e refutando aquele contrário ao
seu.

TEXTO I
Há um clássico argumento que procura justificar a ditadura
cubana: o feroz isolamento que o governo dos EUA impõem à ilha,
dificultando a vida econômica do país e de sua população, tese
ainda defendida por intelectuais e políticos brasileiros de esquerda.
O raciocínio é em parte correto, mas acaba por legitimar o regime
ditatorial.

TEXTO II
Os que se horrorizam com o ditatorialismo dos regimes em
que não há revezamento no poder esquecem-se de que as
democracias de fachada podem ocultar os piores totalitarismos: a
fome, a concentração de renda, o desamparo social. Os índices da
educação e da saúde públicas de Cuba ainda são os melhores do
que os nossos, apesar dos EUA.
( A partir de um editorial da
Folha de S. Paulo - 15/10/97)


Proposta III - Narrativa
Atente para a descrição das seguintes personagens:
Walmor: 40 anos, estatura média, cabelos claros, pele clara,
ligeiramente avermelhada; os olhos são pequenos, esverdeados, e
nunca se fixam nos olhos de um interlocutor. Veste-se com apuro;
usa sempre meias da mesma cor da camisa. É formado em
administração de empresas. Seu passatempo predileto são filmes de
ação; seu livro inesquecível chama-se “A vida dos grandes
estadistas”.

Paulo: 25 anos, cabelos e olhos castanhos, pele clara, alto e
magro. Só veste algodão; não se preocupa em combinar cor de
roupa. Queria muito estudar arqueologia, mas acabou de formando
em economia. Gosta de viajar e andar de bicicleta. Tem sempre
consigo uma antologia da obra de Manuel Bandeira.
Imagine uma situação em que essas personagens se
encontram. Baseando-se em suas características, desenvolva uma pequena narrativa.


PROPOSTA I (DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA)
Leia atentamente o texto. Procure analisar as idéias nele
contidas. Verifique de que fala e o que fala. Ao apreender sua
essência, redija uma dissertação sobre o tema (= delimitação do
assunto) aí abordado. Seja claro e coerente.

TEXTO
A conquista de espaço pelas mulheres na sociedade moderna
leva a uma inevitável aproximação entre os sexos, em direção a
uma - ainda não atingida - igualdade plena de direitos. Mas esse
processo provoca, em contrapartida, uma disputa mais acirrada
entre homens e mulheres.
A equação envolvendo direitos e deveres torna-se complexa
quando o tema é reprodução, o que levou homens norte americanos
a se organizarem em torno do que chamam seus direitos. Querem
ser isentos de responsabilidade - inclusive pecuniárias - sobre filhos
cujas mães decidiram tê-los mesmo sem o consentimento do pai
biológico.
A natureza permite às mulheres tomar decisões unilaterais
sobre ter ou não um filho, desde decidir sozinha por um aborto -
legal em muitos países - até esconder a gravidez do pai e optar pela
chamada “produção independente”. Mas, nesses casos, o pai nunca
deixou de existir, e deveria, preferencialmente, ter participação nas
decisões envolvendo a gestação.
As reivindicações masculinas têm também um fundo
econômico. Muitos homens acreditam que o fato de a mulher ter
ampliado seu espaço no mercado de trabalho a tornaria apta a arcar
sozinha com as responsabilidades da maternidade, se a opção pelo
filho tiver sido apenas dela.

O raciocínio parece ter certa lógica para uma sociedade de
direitos iguais. Mas não se aplica ao Brasil ou mesmo à maioria dos
países. No mundo todo a mulher continua sendo vitimada - com
barreiras culturais, salários mais baixos, limitações à sua
participação política etc. Os direitos masculinos poderão, no futuro,
ser aprimorados, se constatado que a mulher obteve as mesmas
condições para conviver na sociedade. Mas o homem ainda é o
todo-poderoso em muitas áreas de atuação.
Em meio às diferentes reivindicações, o ideal é que a decisão
sobre ter filhos - assim como a educação e o encaminhamento dado
a eles - seja uma atribuição do casal. No caso de guerra, o que
felizmente ainda não de generalizou, nenhum dos sexos poderá sair
vencedor.
Folha de S. Paulo, 29/10/96

PROPOSTA II (DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA)
Leia cuidadosamente os dois textos abaixo. Observe que eles
tratam do mesmo tema, mas apresentam argumento contrários,
pois defendem teses opostas.
Com qual delas você concorda?
Redija uma dissertação argumentativa clara e coerente,
defendendo um dos pontos de vista e refutando aquele contrário ao
seu.

TEXTO 1
Em nosso país, em que a maioria da população vive em
condições de pobreza ou de miséria, o Governo deve intervir
diretamente no planejamento econômico, no funcionamento do
mercado e nas formas de distribuição de renda. Os fracos não têm
voz, e continuarão assim enquanto os governantes permanecerem
na condição de simples gerentes de um lucrativo hipermercado.

TEXTO 2
As leis da economia não são traçadas por decretos: o mercado
tem sua própria lógica, e tanto melhor funcionará quanto menor a
intervenção do Governo. A produção máxima e a lucratividade
interessam a empregadores e a empregados: a justa distribuição de
riquezas depende, obviamente, de que haja o que se distribuir.


PROPOSTA III (NARRATIVA)
Leia, com atenção, o texto que segue. Nele, uma personagem se destaca. Quem é? Como é? Faça-a personagem principal da narrativa que você criará. Coloque-a em um determinado tempo e lugar (não necessariamente os mesmos do texto apresentado). Faça-a agir, dentro de uma história interessante. Escolha o foco narrativo (primeira ou terceira pessoa) e os tipos de discurso que desejar (direto, indireto ou indireto livre).

Na noite de estréia do circo
vai completa toda a família.
Vai completa, e só quando volta
se vê que incompleta da filha.
(João Cabral de Melo Neto, versos de “O circo”, Crime na Calle
Relator, 1987)
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