quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aprendizagem Divertida

Jogos Indígenas

Para colorir












Alfabetização

Alfabetizacao-atividades

Atividades Alfabetização

Reforma ortográfica

Por que ler os clássicos?


Por que ler os clássicos (Revista Nova Escola- Abril 2003)

Os grandes textos da escrita universal permitem ao leitor descobrir mais sobre a alma, o mundo e os recursos estilísticos da língua

Só as obras bem escritas passam para a posteridade, tornam-se fonte de conhecimento - e não apenas de entretenimento - e, enfim, podem ser chamadas de clássicos. Seus autores são verdadeiros artistas. Eles conseguem organizar bem seus pensamentos, esculpem a língua com cuidado e estilo e põem em foco os principais conflitos da existência humana. Assim, ao experimentar as emoções de diversos personagens consagrados, o leitor busca respostas para a própria vida, compreende melhor o mundo e se torna um escritor mais criativo. 

"Já que não podemos entrar em uma máquina do tempo e conhecer o cotidiano da Grécia Antiga ou a realidade do século 18, ler é a melhor maneira de nos transportar para outros universos, tempos e espaços", diz a escritora Ana Maria Machado. "Todo leitor é, quando está lendo, um leitor de si mesmo", disse Marcel Proust (1871-1922), um dos maiores escritores franceses, autor da obra-prima Em Busca do Tempo Perdido. Isso acontece quando os personagens retratados servem de inspiração e reflexão para leitores de qualquer época e lugar. 

E como trabalhar com esses livros? Em que fase os estudantes estão preparados para esse tipo de leitura? É um equívoco explorar apenas títulos que o grau de autonomia da turma permite compreender sem dificuldade. Um projeto de leitura comprometido com a formação de leitores apresenta, além de títulos que podem ser lidos com fluência, uma cuidadosa seleção que rompa com seu universo de expectativas. Um clássico pode ser retomado em diferentes etapas do processo de aprendizagem. Quanto mais velhos forem os alunos, maior o aprofundamento da análise da obra. 

As adaptações literárias 

Uma das estratégias para aproximar os estudantes desse tipo de literatura é a leitura de adaptações. Nem todos os especialistas recomendam sua utilização, já que a obra é modificada no tamanho e nos recursos lingüísticos. Muitas vezes apenas o enredo permanece. A consultora Maria José Nóbrega defende a utilização dessas publicações, apesar de reconhecer que elas mutilam o texto. "É uma forma de se aproximar da obra, do enredo e da mensagem que o autor quis passar. Mas nenhum professor deve se contentar apenas com isso." 

Considere também as adaptações de obras literárias produzidas para cinema, teatro e TV como atalhos de acesso ao original. Você já reparou como elas despertam a curiosidade pelo livro? 

Em qualquer caso, os alunos precisam ter contato com o texto original, nem que seja apenas com trechos. Sugira um exercício de comparação. Peça a eles que confrontem passagens importantes de uma obra original e da adaptada. Veja no exemplo abaixo como um trecho de Alice no País das Maravilhas é resumido na adaptação e como a linguagem fica mais coloquial. 

Tradução do original"Isso nada tinha de extraordinário; nem Alice achou muito fora do normal ouvir o Coelho dizer consigo mesmo - Meu Deus, Meu Deus! Vou chegar atrasado! Quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete, olhou-o e saiu apressado. Alice se levantou, porque pelo espírito correu-lhe que antes nunca vira um coelho de colete nem de relógio no bolso, e ardendo de curiosidade saiu pelo campo atrás dele..." Oliveira Ribeiro Netto, do original de Lewis Carroll / Ed. do Brasil, s/data, pág. 9, cap. 1 / Na Toca do Coelho 

Adaptação 

Alice não estranhou muito, mas se impressionou bastante quando o coelho, ofegante, tirou do bolso um relógio e olhou a hora, espantado. 

"Que coelho mais engraçado! De relógio, é demais!", Alice pensou, e correu atrás. Nílson José Machado / Ed. Scipione, 2002, pág. 4, cap. 1 / A Queda na Toca do Coelho BrancoEscolha a adaptação 

• Verifique quem é o adaptador. Há diversos escritores de renome que se dedicam ou se dedicaram a esse trabalho, como Ana Maria Machado, Carlos Heitor Cony, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Orígenes Lessa e Tatiana Belinky. 

• Leia cada linha do livro e compare com o original se o adaptador não for conhecido. Confira se ele foi fiel ao enredo da história, no caso de prosa. Não há como justificar uma edição de Chapeuzinho Vermelho em que o lobo não devora a vovó. 

• Observe se foram preservados recursos estilísticos, como metáforas e ironias. Não faz sentido, por exemplo, ler Honoré de Balzac, famoso escritor francês do século 19, na linguagem coloquial. 

• Veja se o texto tem fluência e se é bem escrito. Há adaptações que parecem resumo de novela. Como são muito fragmentadas, acabam não envolvendo o leitor. 

• Baseie-se nas listas de livros recomendados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e nos indicados de alguns prêmios de literatura nacional, como o Jabuti.Na sala de aula 

O tema e os recursos de linguagem empregados em uma obra clássica podem determinar a maior ou menor dificuldade de leitura. A familiaridade que o leitor tem com o assunto de um livro pode ser um atrativo. Veja o exemplo: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, escrito em 1843, trata das aventuras amorosas de um grupo de amigos de férias em Paquetá, no Rio de Janeiro. Apesar de a linguagem ser do século retrasado, o tema não o é. Ainda hoje, amores, desejos e viagens são assuntos que interessam aos jovens. 

Pergunte à turma como eram os namoros 150 anos atrás. Quais os assuntos tratados em uma roda de amigos na faixa dos 20 anos? Fique atento. Apesar de o tema ser familiar, outros pontos da trama podem não fazer parte do repertório da classe, como o papel do homem e da mulher na sociedade da época, a economia, a política e a cultura locais. Nesse caso, trabalhe em conjunto com professores de História e Geografia. Analise a maneira como a história foi escrita, se há um narrador, se o autor utiliza metáforas e ironias. Muitas vezes a criança ainda desconhece o valor desses recursos. Veja também se as palavras empregadas fazem parte do universo da turma. Muitas delas podem ser desconhecidas, pois o livro foi escrito há bastante tempo. Esses pontos são os principais obstáculos da leitura. "O melhor de um livro é a maneira como a história é contada. Caso contrário, não haveria diferença entre a história de amor de uma telenovela, como Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo, e Romeu e Julieta, de William Shakespeare", explica Ana Maria Machado.Entrevista  Ana Maria Machado

Ela é uma das mais importantes escritoras do país. Já publicou 110 livros, a maioria para crianças, e no ano passado lançou mais um: Como e Por Que Ler os Clássicos Universais Desde Cedo. Também já foi professora e conhece bem as necessidades e dificuldades ao trabalhar com os textos universais. 

Qual o primeiro passo que um professor sem intimidade com os clássicos deve dar? Ao se propor a trabalhar com literatura, é fundamental que ele conheça essas obras. Deve ao menos ter lido uns três títulos na vida. Caso contrário, é como ensinar a nadar sem nunca ter entrado na água. 

Como deve ser a mediação entre o aluno e as histórias universais?O professor deve demonstrar paixão pela leitura. Se ele gosta de ler, deve ser deslumbrado. Pode, por exemplo, chegar à sala de aula dizendo: "Olhem, existe no mundo uma coisa maravilhosa, que são as histórias. Mas é difícil descobrir sozinho o quanto é bom conhecer esses textos. Por isso, quero compartilhar com vocês um deles, que fala sobre um menino que não podia crescer, o Peter Pan". Ensinar a ler clássicos é uma iniciação afetiva. 

Que pecados não podem ser cometidos em uma atividade de leitura?
Primeiro, obrigar a criança ou o jovem a ler. A leitura deve ser encarada como uma paixão, e isso não acontece durante uma tarefa obrigatória. Segundo, avaliar a leitura por meio de perguntas óbvias, cujas respostas podem ser encontradas em qualquer resumo. A avaliação deve verificar se o estudante teve contato com o texto indicado e dar espaço para ele dizer se gostou ou não. Por isso uma boa prova pode ser feita com consulta.
Os imperdíveis, segundo a escritora 

Para leitores de 1ª a 4ª sérieQualquer livro de Monteiro Lobato, Contos dos Irmãos Grimm (Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e outros), Peter Pan, de James Mattew Barrie, As Aventuras do Ursinho Puff, de A. A. Milne, e Odisséia, de Homero. 

Para leitores de 5ª a 8ª série
Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, O Rei Artur e a Távola Redonda, de autor desconhecido, Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, Robin Hood, de Neil Philip, e Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.
Um ótimo trampolim 

Desde que foi lançada, em 2000, a série Harry Potter, da escocesa J.K. Rowling, já vendeu mais de 50 milhões de livros. Por que tanta gente se inebria com as histórias do garotinho órfão que vira aprendiz de feiticeiro? Alguns críticos atribuem o sucesso ao marketing. Outros afirmam que os livros são bem escritos. 

Nelly Novaes Coelho, professora da Universidade de São Paulo, afirma que Harry Potter tem tudo para se tornar um clássico. "A autora explora o enigma, o mistério e a magia, elementos que nos levam para fora do espaço da lógica." Para ela, os recursos estilísticos também são bem utilizados. "A leitura é ágil como um videogame, por isso prende o leitor." 

A consultora Maria José Nóbrega sugere que esses livros sejam trabalhados a partir da 5a série como trampolim para leituras mais complexas. Escolha títulos que tenham pontos em comum com a trama, como Oliver Twist, de Charles Dickens, e O Rei Arthur e a Távola Redonda, de autor desconhecido.
Quer saber mais?
Contatos
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, R. da Imprensa, 16, 12º andar, 20030-130, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2262-9130, www.fnlij.org.br 

BIBLIOGRAFIAComo e Por Que Ler os Clássicos Universais Desde Cedo, Ana Maria Machado, 145 págs., Ed. Objetiva, tel. (21) 2556-7824, 19 reais 

Por Que Ler os Clássicos, Ítalo Calvino, 279 págs., Ed. Cia. das Letras, tel. (11) 3707-3500, 31 reais 

INTERNET
Conheça os livros finalistas e premiados do Prêmio Jabuti de literatura www.cbl.org.br e leia os clássicos em bibliotecas virtuais www.bibvirt.futuro.usp.brwww.bibliotecavirtual.org.br

DEZ COISAS QUE TODA CRIANÇA COM AUTISMO GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE.

POR ELLEN NOTTOHM
1) ANTES DE TUDO EU SOU UMA CRIANÇA. EU TENHO AUTISMO. EU NÃO SOU SOMENTE "AUTISTA". O MEU AUTISMO É SÓ UM ASPECTO DO MEU CARÁTER. NÃO ME DEFINE COMO PESSOA. VOCÊ É UMA PESSOA COM PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E TALENTOS. OU VOCÊ É SOMENTE GORDO, MAGRO, ALTO, BAIXO, MÍOPE. TALVEZ ESTAS SEJAM ALGUMAS COISAS QUE EU PERCEBA QUANDO CONHECER VOCÊ, MAS ISSO NÃO É NECESSARIAMENTE O QUE VOCÊ É. SENDO UM ADULTO, VOCÊ TEM ALGUM CONTROLE DE COMO SE AUTO-DEFINE. SE QUER EXCLUIR UMA CARACTERÍSTICA, PODE SE EXPRESSAR DE MANEIRA DIFERENTE. SENDO CRIANÇA EU AINDA ESTOU DESCOBRINDO. NEM VOCÊ OU EU PODEMOS SABER DO QUE EU SOU CAPAZ. DEFINIR-ME SOMENTE POR UMA CARACTERÍSTICA, ACABA-SE CORRENDO O RISCO DE MANTER EXPECTATIVAS QUE SERÃO PEQUENAS PARA MIM. E SE EU SINTO QUE VOCÊ ACHA QUE NÃO POSSO FAZER ALGO, A MINHA RESPOSTA NATURALMENTE SERÁ: PARA QUE TENTAR? 



2)A MINHA PERCEPÇÃO SENSORIAL É DESORDENADA. INTERAÇÃO SENSORIAL PODE SER O ASPECTO MAIS DIFÍCIL PARA SE COMPREENDER O AUTISMO. QUER DIZER QUE SENTIDOS ORDINÁRIOS COMO AUDIÇÃO, OLFATO, PALADAR, TOQUE, SENSAÇÕES QUE PASSAM DESAPERCEBIDAS NO SEU DIA A DIA PODEM SER DOLORIDAS PARA MIM. O AMBIENTE EM QUE EU VIVO PODE SER HOSTIL PARA MIM. EU POSSO PARECER DISTRAÍDO OU EM OUTRO PLANETA, MAS EU SÓ ESTOU TENTANDO ME DEFENDER. VOU EXPLICAR O PORQUÊ UMA SIMPLES IDA AO MERCADO PODE SER UM INFERNO PARA MIM: A MINHA AUDIÇÃO PODE SER MUITO SENSÍVEL. MUITAS PESSOAS PODEM ESTAR FALANDO AO MESMO TEMPO, MÚSICA, ANÚNCIOS, BARULHO DA CAIXA REGISTRADORA, CELULARES TOCANDO, CRIANÇAS CHORANDO, PESSOAS TOSSINDO, LUZES FLUORESCENTES. O MEU CÉREBRO NÃO PODE ASSIMILAR TODAS ESTAS INFORMAÇÕES, PROVOCANDO EM MIM UMA PERDA DE CONTROLE. O MEU OLFATO PODE SER MUITO SENSÍVEL. O PEIXE QUE ESTÁ À VENDA NA PEIXARIA NÃO ESTÁ FRESCO. A PESSOA QUE ESTÁ PERTO PODE NÃO TER TOMADO BANHO HOJE. O BEBÊ AO LADO PODE ESTAR COM UMA FRALDA SUJA. O CHÃO PODE TER SIDO LIMPO COM AMÔNIA. EU NÃO CONSIGO SEPARAR OS CHEIROS E COMEÇO A PASSAR MAL. PORQUE O MEU SENTIDO PRINCIPAL É O VISUAL. ENTÃO, A VISÃO PODE SER O PRIMEIRO SENTIDO A SER SUPER-ESTIMULADO. A LUZ FLUORESCENTE NÃO É SOMENTE MUITO BRILHANTE, ELA PISCA E PODE FAZER UM BARULHO. O QUARTO PARECE PULSAR E ISSO MACHUCA OS MEUS OLHOS. ESTA PULSAÇÃO DA LUZ COBRE TUDO E DISTORCE O QUE ESTOU VENDO. O ESPAÇO PARECE ESTAR SEMPRE MUDANDO. EU VEJO UM BRILHO NA JANELA, SÃO MUITAS COISAS PARA QUE EU CONSIGA ME CONCENTRAR. O VENTILADOR, AS PESSOAS ANDANDO DE UM LADO PARA O OUTRO... TUDO ISSO AFETA OS MEUS SENTIDOS E AGORA EU NÃO SEI ONDE O MEU CORPO ESTÁ NESTE ESPAÇO.



3) POR FAVOR, LEMBRE DE DISTINGUIR ENTRE NÃO PODER (EU NÃO QUERO FAZER) E EU NÃO POSSO (EU NÃO CONSIGO FAZER) RECEBER E EXPRESSAR A LINGUAGEM E VOCABULÁRIO PODE SER MUITO DIFÍCIL PARA MIM. NÃO É QUE EU NÃO ESCUTE AS FRASES. É QUE EU NÃO TE COMPREENDO. QUANDO VOCÊ ME CHAMA DO OUTRO LADO DO QUARTO, ISTO É O QUE EU ESCUTO "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT JOÃO". AO INVÉS DISSO, VENHA FALAR COMIGO DIRETAMENTE COM UM VOCABULÁRIO SIMPLES: "JOÃO, POR FAVOR, COLOQUE O SEU LIVRO NA ESTANTE. ESTÁ NA HORA DE ALMOÇAR". ISSO ME DIZ O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇA E O QUE VAI ACONTECER DEPOIS. ASSIM É MAIS FÁCIL PARA COMPREENDER.4) EU SOU UM "PENSADOR CONCRETO" (CONCRETE THINKER). O MEU PENSAMENTO É CONCRETO, NÃO CONSIGO FAZER ABSTRAÇÕES.EUINTERPRETO MUITO POUCO O SENTIDO OCULTO DAS PALAVRAS. É MUITO CONFUSO PARA MIM QUANDO VOCÊ DIZ "NÃO ENCHE O SACO", QUANDO O QUE VOCÊ QUER DIZER É "NÃO ME ABORREÇA". NÃO DIGA QUE "ISSO É MOLEZA, É MAMÃO COM AÇÚCAR" QUANDO NÃO HÁ NENHUM A MAMÃO COM AÇÚCAR POR PERTO E O QUE VOCÊ QUER DIZER É QUE ISSO E ALGO FÁCIL DE FAZER. GÍRIAS, PIADAS, DUPLAS INTENÇÕES, PARÁFRASES, INDIRETAS, SARCASMO EU NÃO COMPREENDO.



5)POR FAVOR, TENHA PACIÊNCIA COM O MEU VOCABULÁRIO LIMITADO.DIZER O QUE EU PRECISO É MUITO DIFÍCIL PARA MIM, QUANDO NÃO SEI AS PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE SINTO. POSSO ESTAR COM FOME, FRUSTRADO, COM MEDO E CONFUSO, MAS AGORA ESTAS PALAVRAS ESTÃO ALÉM DA MINHA CAPACIDADE, DO QUE EU POSSA EXPRESSAR. POR ISSO, PRESTE ATENÇÃO NA LINGUAGEM DO MEU CORPO (RETRAÇÃO, AGITAÇÃO OU OUTROS SINAIS DE QUE ALGO ESTÁ ERRADO).POR UM OUTRO LADO, POSSO PARECER COMO UM PEQUENO PROFESSOR OU UM ARTISTA DE CINEMA DIZENDO PALAVRAS ACIMA DA MINHA CAPACIDADE NA MINHA IDADE. NA VERDADE, SÃO PALAVRAS QUE EU MEMORIZEI DO MUNDO AO MEU REDOR PARA COMPENSAR A MINHA DEFICIÊNCIA NA LINGUAGEM. POR QUE EU SEI EXATAMENTE O QUE É ESPERADO DE MIM COMO RESPOSTA QUANDO ALGUÉM FALA COMIGO. AS PALAVRAS DIFÍCEIS QUE DE VEZ EM QUANDO FALO PODEM VIR DE LIVROS, TV, OU ATÉ MESMO SEREM PALAVRAS DE OUTRAS PESSOAS. ISTO É CHAMADO DE ECOLALIA. NÃO PRECISO COMPREENDER O CONTEXTO DAS PALAVRAS QUE ESTOU USANDO. EU SÓ SEI QUE DEVO DIZER ALGUMA COISA.



6)EU SOU MUITO ORIENTADO VISUALMENTE PORQUE A LINGUAGEM É MUITO DIFÍCIL PARA MIM.POR FAVOR, ME MOSTRE COMO FAZER ALGUMA COISA AO INVÉS DE SIMPLESMENTE ME DIZER. E, POR FAVOR, ESTEJA PREPARADO PARA ME MOSTRAR MUITAS VEZES. REPETIÇÕES CONSISTENTES ME AJUDAM A APRENDER. UM ESQUEMA VISUAL ME AJUDA DURANTE O DIA-A-DIA. ALIVIA-ME DO STRESS DE TER QUE LEMBRAR O QUE VAI ACONTECER. AJUDA-ME A TER UMA TRANSIÇÃO MAIS FÁCIL ENTRE UMA ATIVIDADE E OUTRA. AJUDA-ME A CONTROLAR O TEMPO, AS MINHAS ATIVIDADES E ALCANÇAR AS SUAS EXPECTATIVAS. EU NÃO VOU PERDER A NECESSIDADE DE TER UM ESQUEMA VISUAL POR ESTAR CRESCENDO. MAS O MEU NÍVEL DE REPRESENTAÇÃO PODE MUDAR. ANTES QUE EU POSSA LER, PRECISO DE UM ESQUEMA VISUAL COM FOTOGRAFIAS OU DESENHOS SIMPLES. COM O MEU CRESCIMENTO, UMA COMBINAÇÃO DE PALAVRAS E FOTOS PODE AJUDAR MAIS TARDE A CONHECER AS PALAVRAS.



7)POR FAVOR, PRESTE ATENÇÃO E DIGA O QUE EU POSSO FAZER AO INVÉS DE SÓ DIZER O QUE EU NÃO POSSO FAZER.COMO QUALQUER OUTRO SER HUMANO NÃO POSSO APRENDER EM UM AMBIENTE ONDE SEMPRE ME SINTA INÚTIL, QUE HÁ ALGO ERRADO COMIGO E QUE PRECISO DE "CONSERTO". PARA QUE TENTAR FAZER ALGUMA COISA NOVA QUANDO SEI QUE VOU SER CRITICADO? CONSTRUTIVAMENTE OU NÃO É UMA COISA QUE VOU EVITAR. PROCURE O MEU POTENCIAL E VOCÊ VAI ENCONTRAR MUITOS! TEREI MAIS QUE UMA MANEIRA PARA FAZER AS COISAS.



8)POR FAVOR, ME AJUDE COM INTERAÇÕES SOCIAIS.PARECER QUE NÃO QUERO BRINCAR COM AS OUTRAS CRIANÇAS NO PARQUE, MAS ALGUMAS VEZES SIMPLESMENTE NÃO SEI COMO COMEÇAR UMA CONVERSA OU ENTRAR NA BRINCADEIRA. SE VOCÊ PODE ENCORAJAR OUTRAS CRIANÇAS A ME CONVIDAREM A JOGAR FUTEBOL OU BRINCAR COM CARRINHOS, TALVEZ EU FIQUE MUITO FELIZ POR SER INCLUÍDO. EU SOU MELHOR EM BRINCADEIRAS QUE TENHAM ATIVIDADES COM ESTRUTURA COMEÇO-MEIO-FIM. NÃO SEI COMO "LER" EXPRESSÃO FACIAL, LINGUAGEM CORPORAL OU EMOÇÕES DE OUTRAS PESSOAS. AGRADEÇO SE VOCÊ ME ENSINAR COMO DEVO RESPONDER SOCIALMENTE. EXEMPLO: SE EU RIR QUANDO SANDRA CAIR DO ESCORREGADOR NÃO É QUE EU ACHE ENGRAÇADO. É QUE EU NÃO SEI COMO AGIR SOCIALMENTE. ENSINE-ME A DIZER: "VOCÊ ESTA BEM?".



9)TENTE ENCONTRAR O QUE PROVOCA A MINHA PERDA DE CONTROLE.PERDA DE CONTROLE, "CHILIQUE", BIRRA, MAL-CRIAÇÃO, ESCÂNDALO, COMO VOCÊ QUISER CHAMAR, ELES SÃO MAIS HORRÍVEIS PARA MIM DO QUE PARA VOCÊ. ELES ACONTECEM PORQUE UM OU MAIS DOS MEUS SENTIDOS FOI ESTIMULADO AO EXTREMO. SE VOCÊ CONSEGUIR DESCOBRIR O QUE CAUSA A MINHA PERDA DE CONTROLE, ISSO PODERÁ SER PREVENIDO - OU ATÉ EVITADO. MANTENHA UM DIÁRIO DE HORAS, LUGARES PESSOAS E ATIVIDADES. VOCÊ ENCONTRAR UMA SEQÜÊNCIA PODE PARECER DIFÍCIL NO COMEÇO, MAS, COM CERTEZA, VAI CONSEGUIR. TENTE LEMBRAR QUE TODO COMPORTAMENTO É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. ISSO DIRÁ A VOCÊ O QUE AS MINHAS PALAVRAS NÃO PODEM DIZER: COMO EU SINTO O MEU AMBIENTE E O QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DELE.



10)SE VOCÊ É UM MEMBRO DA FAMÍLIA ME AME SEM NENHUMA CONDIÇÃO.ELIMINE PENSAMENTOS COMO "SE ELE PELO MENOS PUDESSE…" OU "PORQUE ELE NÃO PODE…" VOCÊ NÃO CONSEGUIU ATENDER A TODAS AS EXPECTATIVAS QUE OS SEUS PAIS TINHAM PARA VOCÊ E VOCÊ NÃO GOSTARIA DE SER SEMPRE LEMBRADO DISSO. EU NÃO ESCOLHI SER AUTISTA. MAS LEMBRE-SE QUE ISTO ESTÁ ACONTECENDO COMIGO E NÃO COM VOCÊ. SEM A SUA AJUDA A MINHA CHANCE DE ALCANÇAR UMA VIDA ADULTA DIGNA SERÁ PEQUENA. COM O SEU SUPORTE E GUIA, A POSSIBILIDADE É MAIOR DO QUE VOCÊ PENSA. EU PROMETO: EU VALHO A PENA. E, FINALMENTE TRÊS PALAVRAS MÁGICAS: PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA. AJUDA A VER O MEU AUTISMO COMO UMA HABILIDADE DIFERENTE E NÃO UMA DESABILIDADE. OLHE POR CIMA DO QUE VOCÊ ACHA QUE SEJA UMA LIMITAÇÃO E VEJA O PRESENTE QUE O AUTISMO ME DEU. TALVEZ SEJA VERDADE QUE EU NÃO SEJA BOM NO CONTATO OLHO NO OLHO E CONVERSAS, MAS VOCÊ NOTOU QUE EU NÃO MINTO, ROUBO EM JOGOS, FOFOCO COM AS COLEGAS DE CLASSE OU JULGO OUTRAS PESSOAS? É VERDADE QUE EU NÃO VOU SER UM RONALDINHO "FENÔMENO" DO FUTEBOL. MAS, COM A MINHA CAPACIDADE DE PRESTAR ATENÇÃO E DE CONCENTRAÇÃO NO QUE ME INTERESSA, EU POSSO SER O PRÓXIMO EINSTEIN, MOZART OU VAN GOGH. ELES TAMBÉM TINHAM AUTISMO, UMA POSSÍVEL RESPOSTA PARA ALZAHEIM O ENIGMA DA VIDA EXTRATERRESTRE - O QUE O FUTURO TEM GUARDADO PARA CRIANÇAS AUTISTAS COMO EU, ESTÁ NO PRÓPRIO FUTURO. TUDO QUE EU POSSO SER NÃO VAI ACONTECER SEM VOCÊ SENDO A MINHA BASE. PENSE SOBRE ESTAS "REGRAS" SOCIAIS E SE ELAS NÃO FAZEM SENTIDO PARA MIM, DEIXE DE LADO. SEJA O MEU PROTETOR SEJA O MEU AMIGO E NÓS VAMOS VER ATE ONDE EU POSSO IR. CONTO COM VOCÊ!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Interpretação de Texto - Concurso

A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, enfim possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras... Para isso, devemos entender primeiro algumas definições importantes:


  • O que é texto?
O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de idéias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais.
  • O que é interlocutor?
É a pessoa a quem o texto se dirige.

TEXTO-MODELO:
“Não é preciso muito para sentir ciúme. Bastam três – você, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo ou se enganando. Quem agüenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (...)
É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida.”
(Revista Capricho)
1) Considerando o texto-modelo, é possível identificar quem é o seu interlocutor preferencial?
2) Quais são as informações (explícitas ou não) que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?
Observações importantes!
  • É extremamente importante considerarmos o contexto no momento da interpretação textual. Em alguns casos, sem conhecê-lo, estaremos simplesmente impossibilitados de compreender a intenção do autor ao produzir um texto.
  • A interação com o mundo que nos cerca, através da leitura de jornais, revistas, livros etc..., é fator relevante para compreender alguns textos, pois a falta de informação do que acontece ao nosso redor, torna-se impedimento para compreensão de determinados textos.
9 Dicas para uma melhor leitura:



01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende idéias e você deve percebê-las;
Exercícios:
TEXTO I
“RIO - Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line – 02/03/08)

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell.”
O Globo on line – 02/03/08
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1) Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.

2) Para o autor, a humanidade:


(A) demonstra ser muito inteligente.


(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.

3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto II, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:


(A) a destruição é inevitável.


(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.





4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 - 5) quer dizer que o cientista é:


(A) inimigo.


(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.

5) teria mais saúde.


Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde.A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:


(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.



 Gabarito
Texto- modelo

1. Um leitor jovem.
2. Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme. Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo preferencial: meninas adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.

TEXTO I

1. Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.

TEXTO II

1. Fãs do cantor Jerry Adriani.
Ao interlocutor é necessário o conhecimento da carreira do cantor.

TEXTO III
1. A
2. C
3. B
4. D
5. E

Simulado

01 Encontre o termo em destaque que está erradamente empregado:


A)  Senão chover, irei às compras.
B)  Olharam-se de alto a baixo.
C)  Saiu a fim de divertir-se
D)  Não suportava o dia-a-dia no convento.
E)  Quando está cansado, briga à toa.


02 Ache a palavra com erro de grafia:
A)  cabeleireiro ; manteigueira
B)  caranguejo ; beneficência
C)  prazeirosamente ; adivinhar
D)  perturbar ; concupiscência
E)  berinjela ; meritíssimo


03 Identifique o termo que está inadequadamente empregado:
A)  O juiz infligiu-lhe dura punição.
B)  Assustou-se ao receber o mandato de prisão.
C)  Rui Barbosa foi escritor preeminente de nossas letras.
D)  Com ela, pude fruir os melhores momentos de minha vida.
E)  A polícia pegou o ladrão em flagrante.


04 Marque onde há um vocábulo que não se completa corretamente com a(s) letra(s) ao lado:
A)  __ibóia ; ultra__e ; pa__em ; lambu__em (j)
B)  efetu__ ; camp__ão ; p__nico ; arr__piar (e)
C)  adole__ente ; di__iplina ; re__isão ; ob__eno (sc)
D)  e__tender ; e__plêndido ; arreve__ar ; vi__ar (s)
E)  e__pender ; ri__a ; e__pontâneo ; prete__to (x)


05 Qual a afirmativa falsa?
A)  a vírgula é obrigatória antes do e quando o termo seguinte é pleonástico;
B)  as conjunções coordenativas devem ser colocadas entre vírgulas, quando intercaladas;
C)  não é obrigatório o uso da inicial maiúscula após o ponto de exclamação;
D)  o ponto é usado exclusivamente no final dos períodos;
E)  entre parênteses devem ser postos os nomes de autores relativos a citações feitas.


06 Assinale a frase em que não há erro na forma verbal:
A)  Não semeiemos a discórdia.
B)  Ainda bem que freiamos a tempo.
C)  Discirno muito bem uma jóia verdadeira.
D)  Eles se desaviram por um motivo tolo.
E)  Não demula esta parede.


07 Marque onde o verbo está erradamente empregado:
A)  Se pudesse, eu teria salvo a vítima.
B)  O assassino está preso há anos.
C)  O fogo foi extinto pelos bombeiros.
D)  Ele havia segurado o meu braço.
E)  Não haviam limpado todos os vidros.


08 Indique onde há erro na conjugação do verbo com o pronome:
A)  Apresentou-se-me uma boa ocasião.
B)  Convidar-te-ia se possível.
C)  Vemos-nos menos do que desejamos.
D)  Comemorar-se-á a vitória.
E)  Atribui-se-lhes pesada tarefa.


09 Qual a alternativa que apresenta erro no plural dos vocábulos?
A)  problemas luso-brasileiros ; saias azul-pavão
B)  luvas pérola ; blusas azul-celeste
C)  bananas-maçã ; meios-fios
D)  pés-de-moleques ; altares-mor
E)  guarda-comidas ; águas-fortes


10 Ache a frase que apresenta superlativo absoluto analítico:
A)  Estas peças são antiqüíssimas.
B)  O aço é mais resistente que o ferro.
C)  As mães são excessivamente cautelosas.
D)  Pedro é o mais baixo de todos.
E)  Esta fruta é a melhor.


Gabarito
1. A
2. C
3. B
4. E
5. D
6. C
7. A
8. C
9. D
10. C

01  A frase inteiramente correta quanto à ortografia é:
A) A ata da sessão extraordinária apresenta deslises, poucos, é certo, mas que exigem pronta retificação.
B) Sempre obsequioso, o assessor incumbiu-se de externar ao Governador nossa dissenção quanto à política energética.
C) Os expedientes utilizados pela oposição deixaram exasperados os ânimos, em vista de seu caráter tão-somente protelatório.
D) Tais despesas talvez sejam excessivamente onerosas a um orçamento já expoliado  pela má fé dos antecessores.
E) É sempre penoso discriminar a minoria, mas a falta de concenso implica, é claro,  óbices à plena satisfação.
02  Ocorrem DOIS erros de ortografia em
A) desfaçatez, prazeiroso, incólume, desairoso.
B)  concisão, suscinto, retaliação, obcecado.
C)  complementariedade, suspeição, obsessão, vigente.
D) privilégio, maugrado, repto, contumaz.
E)  remanecente, benfazejo, izenção, frouxidão.
03 É o RADICAL que irmana as palavras da mesma família e lhes dá uma base comum de significação (Celso Cunha, Gramática do Português Contemporâneo).
Com base na citação acima, é correto afirmar que se irmanam pelo mesmo radical as palavras:
A) júri, perjúrio e ajuizar.
B) consideração, constelação e conspiração.
C) solitário, dissolução e insólito.
D) vidente, revisor e convincente.
E) condução, condizente e irredutível.
04  Está inteiramente correta quanto à flexão verbal a frase:
A) Os parlamentares divergiram nos detalhes, mas conviram nos pontos essenciais.
B) Se eles requisessem revisão do processo, tê-la-iam conseguido.
C)  Coalizaram-se as oposições, mas o Presidente interveio e obteve uma trégua.
D) Pediu-nos que lhe expedíssemos os documentos antes que o superintendente os revesse.
E) Desde que se manteram todos calados, o orador houve por bem iniciar sua fala.
05  A frase inteiramente correta quanto à concordância verbal é:
A) Vê-se por toda parte, a todo momento, indícios dos seus descalabros administrativos.
B) Não nos ocorreram quantos prejuízos acabaríamos por lhes trazer com nossa decisão.
C) Como não se contrapõe o seu ponto de vista e o meu juízo, não haverá razões para polêmica.
D) As medidas que nos parece conveniente tomar soarão antipáticas aos ouvidos do povo.
E) Caso algum dos presentes pretendam pronunciar-se, é preciso que o façam agora.
06 No caso de …… a faltar recursos para as medidas que se …… implementar, …… as responsabilidades, determinou o chefe do Tribunal. As formas verbais que preenchem corretamente as lacunas da frase acima são:
A)  virem – devem – apurem-se
B) virem – devem – apure-se
C) vir – deve – apurem-se
D)  vir – devem – apure-se
E) vir – deve – apure-se
07…… ela aparente ser uma pessoa dócil, não a provoque, …… a ovelhinha não se transforme numa tigresa. A frase acima ganha sentido completo e lógico preenchendo-se suas lacunas, respectivamente, com as expressões:
A)  Desde que – a fim de que
B)  Muito embora – desde que
C) Dado que – muito embora
D) Ainda que – para que
E) Mesmo que – em vista do que
08  A frase construída de forma inteiramente correta é:
A)  Não apreciei o filme que tantos dizem ter gostado.
B) A exposição a que resolvi prestigiar era um desastre.
C)  A peça cuja execução ele mais se esmerou foi a de Mozart.
D) Ainda que comigo venham a discordar, editarei o livro.
E)  Não é um romance por cujo estilo me sinta atraído.
09 Parece-nos plausível que venha a ocorrer exacerbação dos ânimos, pois a decisão foi tomada arbitrariamente.Têm significação oposta à dos termos sublinhados na frase acima, respectivamente:
A)  inverossímil, pacificação, pressurosamente.
B)  inadmissível, apaziguamento, criteriosamente.
C) inaceitável, apaziguamento, gratuitamente.
D) inadmissível, arrefecimento, injustificadamente.
E)  reprovável, tensionamento, sensatamente.
10 A impropriedade no emprego do léxico torna absurdo o sentido da seguinte frase:
A) Sempre subserviente, o Raul nunca se furta a cumprir quaisquer determinações, mesmo as que não provenham de seu chefe imediato.
B) O esmaecimento das cores, no outono, imprime excessiva melancolia em seu  espírito, tornando-o infenso às depressões.
C) Aproveitam-se de sua versatilidade para atribuir-lhe funções que normalmente requereriam as qualidades de um especialista.
D) Os políticos carismáticos podem descuidar um pouco da retórica, tal o prestígio já capitalizado pela força da sua personalidade.
E) Não vejo em seu relatório senão alguns lapsos de pouca monta, que você mesmo poderá retificar com presteza.
GABARITO
01-C
02-E
03-A
04-C
05-D
06-A
07-D
08-E
09-B
10-D



1. O elemento grifado está corretamente classifica-do, EXCETO em:
a) o filme é impróprio para menores; (complemento nominal)
b) ignoro onde estão seus conhecimentos; (adjunto adverbial de lugar)
c) deve-se ser tolerante com o próximo; (adjunto adnominal)
d) em teu pensamento, serei apenas lembrança; (pre-dicativo do sujeito)
e) há acontecimentos em minha vida de que não gosto. (objeto indireto)

2. Todas as alternativas contêm predicado nominal, EXCETO em:
a) a casa, de longe, parecia um monstro;
b) aquele amor deixava-o insensível:
c) ultimamente andava muito nervoso;
d) fique certo: eu não sou você;
e) o tempo está chuvoso, sombrio.

3. Assinale a única frase com predicado nominal:

a) os alunos permaneceram em sala;
b) estavam todos na praça assistindo ao concerto;
c) o tempo parece que vai melhorar;
d) o menino continuou a leitura;
e) infelizmente, o professor continua doente.

4. Assinale a frase com predicado verbal:

a) o colega acusou-o de covarde;
b) gostei do passeio marítimo;
c) o professor entrou preocupado em sala;
d) os amigos ficaram surpresos com sua reação;
e) estavas com saudades de teus irmãos.

5. Assinale a opção com predicado verbo-nominal:

a) os alunos estudiosos normalmente são aprovados;
b) todos ficaram estáticos diante da paisagem;
c) o espetáculo está anunciado há cerca de dois meses;
d) nunca o julgamos de tal atitude;
e) a ciência não é moral nem imoral; é amoral.

6. Assinale a frase com sujeito indeterminado:

a) consertam-se relógios;
b) falaram na sessão todos os oradores inscritos;
c) disseram que o Concurso não será fácil;
d) os beija-flores pairam no ar e sugam o pólen das flores;
e) construíram-se muitas estradas no interior do Brasil.

7. Assinale a única frase com verbo de ligação:

a) continuamos em silêncio durante muito tempo;
b) apesar da chuva, fiquei no meu posto;
c) vivi em Itabira alguns anos;
d) andei longes terras à procura de solução;
e) permanecemos no colégio a manhã inteira.

8. Assinale a opção em que o termo grifado NÃO apresenta o valor circunstancial indicado entre parênteses:

a) “ia pelo corredor que o velho José Paulino fizera” (lugar);
b) “no outro dia não voltou mais para trabalhar” (tempo) ;
c) “o mestre estremeceu com a palavra do homem” (instrumento) ;
d) “faria alpercatas fortes para romper a terra dura das caatingas” (fim);
e) “lá para fora José Passarinho cantava baixinho” (modo).

9. Assinale a opção em que a preposição de mani-festa o mesmo valor que apresenta em “ (....) e corou da alusão que havia em suas palavras.”

a) as crianças sorriam de frio;
b) vieram hoje de Recife;
c) tinha no dedo um anel de ouro;
d) sempre trabalhei de noite;
e) alimentava-se apenas de pão e água.

10. Assinale a opção em que a preposição de exprime a mesma ideia que possui em “... a cair de fome.”

a) de tanto chorar, os seus olhos ficaram inchados;
b) de noite todos os gatos são pardos;
c) chegaram hoje cedo de Pernambuco;
d) devemos nutrir o espírito de boas leituras;
e) carregava no bolso um relógio de ouro.

11. Assinale o item em que o verbo deve ir obrigatori-amente para a 3ª pessoa do plural:

a) vive-se bem no Nordeste;
b) necessita-se de datilógrafos;
c) procura-se secretárias estenógrafas;
d) admite-se secretária bilíngüe;
e) dispõe-se de incentivos estrangeiros.

12. Na passagem “. . . um cego que me puxava as orelhas...”, o pronome me indica posse (por isso podendo ser analisado como adjunto adnominal). Da mesma forma ocorre com o pronome grifado em:

a) tenho-lhe ódio;
b) escuto-lhe a voz;
c) ela me tratava bem;
d) este é o presente que me deste;
e) não lhe quero mal.

13. Assinale o item em que o elemento sublinhando não é adjunto adverbial:

a) ele sempre agiu comigo às direitas;
b) esta noite haverá jogo no Maracanã;
c) tremiam de frio as pobres crianças;
d) colhemos bastantes exemplos em Castro Alves;
e) as árvores se conhecem pelos frutos.

14. Assinale o item em que o elemento sublinhado não é agente da passiva:

a) Desejaria que os exercícios fossem feitos por todos;
b) eras amado de teus pais:
c) foi oferecido um prêmio ao melhor aluno da turma;
d) a América teria sido descoberta pelos “vikings”?
e) fui reprovado por quem não esperava.

15. Assinale o único item em que o elemento subli-nhado não é aposto:

a) só desejo uma coisa que vocês sejam aprovados;
b) nada impedia seus planos: tristeza, dores, sofri-mentos;
c) Rui Barbosa, a Águia de Haia, elevou bem alto o nome do Brasil;
d) ele conseguiu ser aprovado, o que alegrou muito a seus pais;
e) entre políticos não se perdoam duas coisas: a neutralidade e a apostasia.

16. Assinale o item em que o elemento sublinhado não é vocativo:

a) “eu, que a pobreza dos meus pobres cantos / dei aos heróis...”(C.Alves);
b) “estavas, linda Inês, posta em sossego . . . “ (Camões);
c) “ó tu, que tens de humano o gesto e o peito . . . .“ (Camões);
d) “boa noite ! - formosa Consuelo ! . . . “ (C. Alves);
e) “Deus, ó Deus, onde estás que não respondes?”

17. Assinale o item em que o termo sublinhado não é complemento nominal:

a) a invenção da imprensa abriu novos horizontes ao homem;
b) todos estamos confiantes em tua vitória;
c) gorou minha ida à Bahia;
d) algumas tribos foram hostis aos portugueses;
e) a obediência dos cidadãos às leis é um imperati-vo social.

18. Assinale a opção em que o termo sublinhado de-sempenha função sintática distinta da dos demais, em relação aos textos:

a) imagens vilíssimas da servidão;
b) espetáculos de extrema miséria;
c) legiões de homens;
d) reverberações de prata polida;
e) as folhas das árvores.

19. Assinale a opção em que as preposições POR e COM exprimem as mesmas idéias que possuem em: POR displicência, machucou-se COM a faca.

a) por hoje, eu diria com vocês: basta;
b) por mais que estude, não é aprovado com desta-que;
c) por caminhos estranhos, andava a maluca com fome;
d) por nosso esforço, conseguimos a aprovação com méritos;
e) por ironia do destino, o policial matou-se com sua arma.

20. Assinale a única opção que não se completa ade-quadamente com a preposição entre parênteses.

a) O caminho ______ onde vamos é muito; (por)
b) caminharemos _____ o mar; (até)
c) falava-se ______ a reforma eleitoral; (sobre)
d) casa _____ cujo teto morávamos; (sob)
e) o aluno ______ que todos maltratavam era meu amigo. (a)

21. Assinale a alternativa que contém um objeto indi-reto.

a) o bom filho é obediente aos pais;
b) a festa decepcionou a todos;
c) o bom filho obedece aos pais;
d) os pais são obedecidos pelo bom filho;
e) a obediência aos pais é dever do bom filho.
GABARITO
1. C
2. B
3. E
4. B
5. D
6. C
7. A
8. C
9. A
10. A
11. C
12. B
13. D
14. C
15. E
16. A
17. E
18. D
19. E
20. E
21. C